14º Aldeia Sesc Capilé 2019 tem atrações gratuitas de 1º a 5 de maio
Amazonas, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul, todos numa única aldeia. Assim vai ser a 14ª edição do Aldeia Sesc Capilé, de 1º a 05 de maio. Quem estiver em São Leopoldo nestes dias vai poder aproveitar uma ampla programação gratuita com teatro, exposição, música, circo, dança, cinema e debates. Serão mais de 25 ações, começando no dia 1º de maio, das 11h às 19h, com a Feira Medieval, no Sítio Histórico do Museu do Trem (Rua Lindolfo Collor, 40).
A Feira Medieval recebe apresentações teatrais, artesanato, literatura, cutelaria, lutas medievais, arquearia e desfiles de fantasias. O Bando Celta é um grupo musical que se apresenta com figurino celta e toca versões de músicas brasileiras que dialogam com a cultura medieval. As feiras promovidas pelo coletivo são sempre sucesso de público. Recheadas de cultura e entretenimento, a proposta é oferecer uma experiência diferenciada para os visitantes.
O 14º Aldeia Sesc Capilé tem realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e da Prefeitura de São Leopoldo com apoio do Sindilojas e integra o Circuito Nacional Palco Giratório Sesc. Entre os locais que receberão atividades estão: o Sítio Histórico do Museu do Trem (Rua Lindolfo Collor, 40), Museu do Rio (Rua da Praia, 52), Escola Olindo Flores (Av. Tomaz Edison, 2158) e Escola Caic Madezatti (Av. Integração, 1009).
Entre as novidades desta edição estão os “Encontros das tribos – práticas de gestão, empreendedorismo e produção cultural”, destinados aos artistas, produtores e interessados na área cultural. Os encontros que acontecem nos dias 02, 03 e 05 de maio, no Museu do Trem.
Um dos destaques nacionais será o espetáculo “Cavalo Marinho”, que vem de Pernambuco. Misturando música, dança e teatro, a obra circula o país pelo Circuito Nacional Palco Giratório Sesc 2019 e é uma brincadeira típica de algumas cidades da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Ao som da rabeca, do pandeiro, da bage e do mineiro, a peça tem trupes e pisadas, seguindo com entradas e saídas de figuras que podem ser de animais ou trajando máscaras de couro, papel machê, goma, carvão e por vezes sem o uso delas, que se revezam ao comando do Capitão com o apito, que também comanda a dança de São Gonçalo do Amarante. Durante a brincadeira, surgem várias figuras que trazem a reflexão sobre as relações de poder, opressor e oprimido, patrão e empregado. Ao fim, surge o boi assinalando o término do brinquedo onde o Capitão com o apito canta toadas de despedida. O espetáculo tem recomendação etária livre e está confirmado para o dia 03 de maio, às 15h, no Sítio Histórico do Museu do Trem (Rua Lindolfo Collor, 40). Mais informações pelo telefone (51) 3592-2129, no site www.sesc-rs.com.br/sao_leopoldo e na página www.facebook.com/sescsaoleopoldo.
Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.
14º Aldeia Sesc Capilé – São Leopoldo
Data: 1º a 05 de maio 2019
Locais:
– Sítio Histórico do Museu do Trem (Rua Lindolfo Collor, 40)
– Museu do Rio (Rua da Praia, 52)
– Escola Olindo Flores (Av. Tomaz Edison, 2158)
– Escola Caic Madezatti (Av. Integração, 1009)
PROGRAMAÇÃO:
1º a 04 MAIO
Exposição Relicário Denilson Baniwa (Rio Negro – Amazonas)
Local: Sítio Histórico do Museu do Trem (Rua Lindolfo Collor, 40)
Sesc Lazer
Horário: 9h às 18h
1º MAIO (Quarta-feira)
11h às 19h: Feira Medieval, no Sítio Histórico do Museu do Trem (Rua Lindolfo Collor, 40)
* Em caso de chuva o evento será transferido para dia 05/05 no mesmo local
02 MAIO (Quinta-feira)
9h30: Teatro “O misterioso segredo das pequeninas grandes coisas” (Grupo Brogodó / Porto Alegre-RS)
15h: Circo musical “The Bigosty” (São Paulo-SP)
17h: Aula aberta de Ritmos Sesc (professor José Rodolfo)
18h: Encontro das tribos – Práticas de gestão, empreendedorismo e produção cultural
19h: Show “À flor da pele” (Nani Medeiros / Porto Alegre-RS)
20h30: Circo musical “The Bigosty” (São Paulo-SP)
03 MAIO (Sexta-feira)
9h30: “As Gineteadas do Valente Moninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles” (Grupo TIA / Canoas-RS)
14h: Música “Vida com Arte” (Grupo Unisinos / RS)
15h: Dança “Cavalo Marinho” (Circuito Nacional Palco Giratório Sesc – Pernambuco)
18h: Encontro das tribos – Práticas de gestão, empreendedorismo e produção cultural
20h: Show “A Filosofia das Canções” (Fredi Bessa / São Leopoldo-RS)
21h: Show “Manifesto” (Luísa Gonçalves / São Leopoldo-RS)
19h às 22h: Samba na Sexta na Praça da Biblioteca
19h: Batalha do Visconde (Hip Hop) na Praça Tiradentes
04 MAIO (Sábado)
11h: Programação Descentralizada “Quartchellos – Quarteto de Violoncelos (Presto / São Leopoldo-RS), próximo à Escola Olindo Flores (Bairro Scharlau)
13h30: Programação Descentralizada “Teatro de Rua ‘Poesia em Movimento – Uma Experiência Cenopoética’ (Grupo TIA / Canoas-RS), no Parque do Imigrante (Bairro Feitoria – Av. Integração, próximo à Escola Madezatti)
15h: Show “Banda All of Us” (São Leopoldo-RS)
16h: Quartchellos – Quarteto de Violoncelos (Presto / São Leopoldo-RS)
17h: Show Povos (Grupo Teko Guarani (Aldeia Tekoá Anhetengua / Porto Alegre-RS) e Grupo Nóggoa (Aldeia Por Fi Gã / São Leopoldo-RS)
18h: Exibição audiovisual do projeto “Tela Indígena” e bate-papo com organização do festival (RS)
19h: Gastronomia e cardápio capilé “Noite das Lanternas com a Trupe dos Chefes”
20h: Show “Nei Lisboa”
05 MAIO (Domingo)
Museu do Rio
* Em caso de chuva, toda a programação deste dia será transferida para a Praça Largo Rui Porto (Pirâmides)
14h: Aldeia com Sarau do Rio
14h: Exposição Relicário Denilson Baniwa (Rio Negro – Amazonas)
14h30: Encontro das tribos – Práticas de gestão, empreendedorismo e produção cultural
16h: Teatro Clown “Tchá, Tchu, Gravando!” (Tribu Di Arteiros / Morro Reuter-RS)
16h30: Música no Sarau do Rio
FONTE: FECOMERCIO
0 comentário